quarta-feira, 11 de março de 2009

EDDY LIMA - A GRANDE REVELAÇÃO DO BAIÃO




















Um sonho.Foi um sonho que fez com que Eddy Lima se voltasse para suas raízes nordestinas. Numa noite,Luiz Gonzaga apareceu em um sonho de Eddy dizendo que o povo nordestino precisava de artistas que representassem sua cultura e tradições e que Eddy teria todo o apoio do povo brasileiro se passasse a interpretar suas canções e exaltar a música regional nordestina.

Esse momento foi decisivo na carreira de Eddy Lima. um nordestino conhecido e respeitado no mundo do samba, que teve a coragem de seguir uma intuição a acertou em cheio: hoje, é um dos mais importantes representantes da música nordestina, sempre homenageando o mestre do baião, Luiz Gonzaga.


A Trajetória

Eddy Lima nasceu em Teresina, Piauí, em uma das muitas famílias daquela região, que sobreviviam com dificuldade a seca, que sempre arrasou com o sertão nordestino. Foi na infância que Eddy recebeu suas primeiras influências musicais, através de sua família, que sempre cantava e dançava ao som de luiz gonzaga, Jackson do Pandeiro, João do Vale, além da jovem guarda e todo movimento da música popular brasileira, como o tropicalismo, que agitava o cenário musical brasileiro da época.

Aos 17 anos, Eddy deixou sua terra natal e seguiu para Brasília, onde permaneceu por três anos, servindo a aeronáutica. Porém, a vocação de artista falou mais alto e ele decidiu largar tudo e veio para São Paulo. A sua carreira começou realmente, quando Eddy passou a visitar seu irmão Jô Lima, um grande poeta e compositor de samba, no Rio de Janeiro. Foi Jô quem incentivou o talento de Eddy Lima.

Eddy Lima passou a compor sambas e apresentar-se em diversas casas noturnas da época e nas escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo. Em 1987, um importante fato marca a carreira de Eddy Lima: ele classifica sua canção " Candidato 171 " para a final do lº Festival Manchete de Pagode, onde concorriam mais de 600 canções.

Esse festival foi realizado pelas extintas Rádio e TV Manchete e pelo Jornal Notícias Populares. As doze músicas finalistas foram gravadas, ao vivo, no Ginásio do Palmeiras, o que gerou um LP, pela gravadora RGE. A música " Candidato 171 " foi uma das mais bem executadas nas rádios.

Aqui em São Paulo, Eddy comandou o programa Espaço Brasileiro, na Rádio Imprensa, onde revelava novos talentos, além de homenagear grandes nomes da música popular brasileira. Ao mesmo tempo sua carreira como sambista se firmava cada vez mais.

Foi em 1993, que Eddy abandonou seu trabalho como sambista, que durou doze anos, e decidiu dedicar-se ao repertório de Luiz Gonzaga, acompanhado da sua Banda Raízes do Nordeste. Hoje , após dezesseis anos dedicando-se ao Baião, Eddy Lima é um dos maiores intérpretes do gênero, e, tal como Luiz Gonzaga lhe dissera em sonho, conquistou rapidamente o povo brasileiro e a crítica.

Segue, abaixo, projetos culturais apresentados por Eddy lima & Banda Raízes do Nordeste, todos em tributo a Luiz Gonzaga do Nascimento, " O Rei do Baião " :




'' PROJETOS CULTURAIS REALIZADOS DE 1993 ATÉ 2008



1993 - 1995 - Projeto Cultural: RAÍZES DO NORDESTE
1996 - 1998 - Projeto Cultural: ASA BRANCA
1999 - 1999 - Projeto Cultural: lO ANOS DE SAUDADE
2000 - 2001 - Projeto Cultural: 5OO ANOS DE BAIÃO
2002 - 2003 - Projeto Cultural: 9O ANOS DE LUIZ GONZAGA
2004 - 2005 - Projeto Cultural: 15 ANOS DE SAUDADE
2006 - 2008 - Projeto Cultural: A VOLTA DA ASA BRANCA
2009 - 2010 - Projeto Cultural: 2O ANOS DE SAUDADE


















Nenhum comentário:

Postar um comentário